Carla Cristina Munhoz Xavier tem doutorado em Linguística (Comunicação Humana) pela Universidade de Sheffield, onde ela se especializou em fonética, bilinguismo e aquisição de primeira, segunda línguas. Antes disso, obteve um mestrado em linguística de desenvolvimento na Universidade de Edimburgo e bacharelado Letras inglês- português pela PUC-SP. Ela também possui o certificado CELTA para ensinar inglês como língua estrangeira para adultos.

Carla ensina idiomas há mais de 10 anos. Ela lecionou inglês no Brasil e português na Itália, onde também trabalhou como pesquisadora em aquisição de segunda língua na Universidade de Padova. Desde 2014, ensina português, italiano e inglês no ensino superior (nas Universidades de York, Manchester e Surrey) e em muitas escolas de idiomas do Reino Unido.  Ela é especializada em preparar alunos para exames de proficiência e, nos últimos dois anos, trabalhou como examinadora dos exames GCSE e A-levels para várias escolas inglesas e para a Pearson.  

Desde 2013, Carla trabalha como tradutora e interprete. Como interprete trabalhou muitos anos com traduções simultâneas em hospitais e clínicas do NHS (sistema público de saúde do Reino Unido). Seus trabalhos como tradutora compreendem traduções de roterios para os guías de áudio dos Castelo de Windor, o Palácios de Buckingham, a Catedral de Westminster, entre outros. Em muito desses roteiros, Carla também trabalhou como voice over. Além disso, trabalha como examinadora do curso de Especialização em Tradução da Universidade Surrey.

O seu trabalho como linguista abrange uma alta gama de diversidade de projetos. Desde 2017, Carla tem trabalho como consultora em diversos projetos em Speech Recognition e Tecnhology (reconhecimento e tecnologia da fala) para a multinacional Appen.  Em 2019-2020, ela teve o prazer de trabalhar como revisora para a nova versão do Dicionário Houassis, que será republicado pela Oxford University Press em 2020.

Desde 2012, Carla publica os resultados de suas pesquisas em educação e aquisição bilíngue de primeira e segunda língua, gamificação e ELT em publicações especializadas e na mídia em geral. Em 2018, Carla começou a produzir materiais gamificados e começou a ministrar cursos de formação de professores na Inglaterra e no Brasil, muitos destes, em parceria com a livraria Disal.

Em 2020, com o intuito de se especializar no Ensino Superior (Higher Education), Carla deu início a sua formação para se tornar Fellow in Higher Education. Um cerificado inglês de excelência no ensino universitário.

Sobre a autora

  • LinkedIn ícone social
 


 

  • YouTube
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now