Tópico | 02
Ambiente Pessoal de Aprendizagem

O texto abaixo partilha uma das minhas experiências pessoais ao usar o Padlet.

Em 2019,  eu comecei a usar o Padlet com os meus alunos de Português A levels* . Como precisávamos compartilhar exames anteriores, materiais usados em aula e atividades que os alunos faziam em casa, o Padlet tornou-se a melhor opção.

Com o Padlet, nós pudemos compartilhar informação a respeito do exame. Pudemos compartilhar atividades e coisas interessantes que achávamos na mídia. Também pudemos compartilhar dicas e artigos sobre como se comportar durante um exame. Além de compartilhamos todo o material do curso.

Ao meu ver, para escolas que não façam uso do Moodle ou VLE, o Padlet tornou-se uma das melhores ferramentas para compartilhar ideias e informações entre pessoas. Ela é uma ferramenta de fácil acesso e uso. Além disso o Padlet facilita a comunicação e transmissão de ideias e conteúdos, uma vez que todos os participantes podem comentar e acessar o que está escrito no site. Esse app é muito mais eficaz que trocas de e-mail, visto que os participantes podem acessar e comentar o que quiserem, sem a necessidade de procurar pelo e-mail na caixa de correspondência.

*O A level é um exame de proficiência em português que os estudantes ingleses podem optar fazer ao terminarem os seus estudos escolares, antes de entrarem na Universidade.

Site de referência para a criação do Padlet: https://padlet.com

Exemplos de Padlets:

1- Padlet alunos A Level

2- Padlet alunos de português

3- Padlet alunos de italiano

Apps para aprender

Há muitas aplicações que ajudam a estimular nos nossos alunos questões como: o raciocínio lógico, a interação, o espírito crítico e a colaboração. Nesta tarefa eu usei o learningapps para criar o jogo Show do Milhão para trabalhar com o conceito de Lusofionia e a cultura e tradição dos países lusófonos.

 

Site de referência:https://learningapps.org/

O Learningapps também nos possibilita criar jogos e atividades para crianças ou alunos do nível A1. No exemplo abaixo o aluno precisa relacionar os nomes das partes da casa a seu respectivo cômodo.

 


 

  • YouTube
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now