Tópico| 01
 Aprendizagem Móvel

No tópico 1 vamos:

- Conhecer as características e princípios da aprendizagem móvel (aprendizagem que pode ocorrer em qualquer lugar e hora mediada por tecnologias móveis).

- Desenvolver conhecimentos práticos que em conjunto com os teóricos respondam às exigências da aprendizagem móvel (mobile learning).

Oportunidades do mobile learning nos processos de formação e inovação

O m-Learning possibilita aos professores e alunos criarem novos ambientes de aprendizagem à distância que abranjam não só diferentes formas de colaboração e interação entre os integrantes da sala de aula (ex. dar e receber feedback, fazer pesquisa, criar eportefolios, etc), mas também que tornem o aprendizado mais pessoal. Cada integrante da sala de aula, seja ele um aluno ou o professor, pode criar e partilhar o conteúdo a ser aprendido. Tal técnica torna o aprendizado uma coisa muito mais fluída e personalizada, visto que cada grupo de uma série ou nível de aprendizagem pode criar e influenciar no conteúdo a ser aprendido. A praticidade, interatividade e velocidade de tal prática faz com que os níveis de atenção dos alunos mantenham-se mais altos. Além de ser muito mais maleável aos processos e tempo gasto por cada aluno para aprender um determinado conteúdo.

A relação entre a  aprendizagem móvel e o processo de aprendizagem

O m-learning é um sistema flexível de aprendizado que visa permitir que alunos acessem materiais educacionais  a qualquer hora e em qualquer lugar. Tal forma de aprendizado faz com que cada indivíduo tenha controle sobre o seu processo de aprendizagem e possa receber um feeback personalizado que se baseie nas características de cada aluno. A facilidade em individualizar cada aluno facilita na compreensão das dificuldades e facilidades dos mesmos. Assim, alunos mais fortes em um tópico podem ajudar os mais fracos. Além disso, a forma interativa do processo de aprendizagem faz com que o aluno mantenha-se mais atento por mais tempo.

O papel do professor na inclusão da aprendizagem móvel na sua prática pedagógica

 

O professor deve ser o curador de conteúdo que será apresentado em aula. Cabe a ele criar, gerenciar e escolher materiais que estimulem e supram as necessidades de seus alunos.

 Formas de inovar na sala de aula

Atividade lúdica com Kahoot em Português

Site de referência: https://kahoot.com/

Nesta atividade os alunos irão aprender mais sobre como alguns países do mundo celebram a Páscoa.

 

A celebração da Páscoa no mundo (Kahoot)

 

Aproveite e leve a realidade aumentada para a sua sala de aulas. Pode criar códigos QR que farão certamente as delícias dos seus alunos. Veja algumas ideias para usar os códigos QR.

Scaneie o código ao lado para obter a atividade de caça ao tesouro sobre a cidade de São Paulo.

Nesta atividade você vai aprender sobre a maior cidade do Brasil e uma das maiores cidades

da América Latina e do mundo. Divirta-se!

Site para a criação de códigos QR

https://www.qr-code-generator.com/


 

  • YouTube
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now